sexta-feira, 7 de maio de 2010

DO QUE AS MULHERES GOSTAM, SOB O OLHAR DA GESTÃO EMPRESARIAL

APRESENTAÇÃO: Artigo desenvolvido para estudos de pós-graduação da Uninter - PR, aconselhavel que o leitor assista ao filme DO QUE AS MULHERES GOSTAM, estreado por Mel Gibson para entender o artigo.

INTRODUÇÃO

No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente.
A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam mais fáceis para ele após um acidente doméstico, onde ele acorda no dia seguinte e percebe que é capaz de ouvir tudo que as mulheres pensam e sentem.
Primeiramente ele passa a usar de seus poderes para agradar a sua chefe Darcy McGuirre, interpretada pela atriz Helen Hunt. Motivado pelo seu poder, ele começa a roubar as idéias da sua chefe querendo levar vantagem nas campanhas e desafios da empresa, mas as coisas mudam quando ele percebe que está totalmente apaixonado por Darcy.

DESENVOLVIMENTO

A crescente evolução mercadológica faz com que os profissionais ligados à produção e comercialização de qualquer produto, acompanhem este desenvolvimento. Dentro das organizações não é diferente, pois os profissionais estão constantemente em busca de informações que possam valorizar ou promover crescimento em todos os níveis. Baseado em Abraham Maslow, em seus estudos da Teoria da Motivação Humana, podemos claramente identificar no personagem de Mel Gibson sua busca pela auto-realização, um cargo de chefia em seu departamento, no caso, o de criação de uma grande agência de propaganda. Esse é o agente motivador deste profissional que depois de superar as necessidades primárias, que agrupa as fisiológicas e de segurança, na Pirâmide de Maslow, passando às secundárias, sociais e estima, enfim o personagem busca o topo da pirâmide. Ainda explorando a história que nos norteia neste estudo, a busca por um cargo de chefia por parte de Nicky Marsal, personagem de Mel Gibson, desencadeia uma série de ações que modifica todo o ambiente organizacional da agência.
O marketing pessoal está presente em cada cena do filme, podendo mencionar o thriller mostrando a história de vida de seu personagem principal, bem como na apresentação da nova diretora de criação da agência como ganhadora do principal prêmio da categoria. Pode-se aplicar este exemplo e outros, onde ações de marketing são desenvolvidas no decorrer da história com destaque para a capitação de novos clientes. O foco no cliente, redirecionado para o público feminino, a pesquisa de marketing, como instrumento para o desenvolvimento das peças publicitárias. O levantamento das necessidades dos stakeholders e a modificação nos padrões de relacionamento com os clientes internos e externos para aproximar dos objetivos da organização, o conceito da história é a busca pela compreensão do que se passa com o nosso consumidor, para isso devemos entender seu comportamento. Essas informações vão contribuir para o desenvolvimento de produtos e campanhas que vão de encontro com seus prospects. Vamos desmembrar cada um destes aspectos, encontrados no filme para que tenhamos uma correlação da história com nossos estudos. Vejamos: No filme percebe-se que o ator busca a todo instante estabelecer regras para melhor entendimento e compreensão do comportamento dos consumidores. A necessidade de captação de novos clientes se dá a partir da Estratégia de Crescimento, que se dá a partir da perspectiva de crescimento financeiro, que permiti, manter custo com um investimento em material humano sendo possível produzir mais. No material de estudos de estratégia de crescimento, descrito pelo Prof. MSc. Adriano Staller é possível encontrar, “As organizações crescem à medida que mantém seus clientes atuais, captam novos e faz com que todos eles comprem mais”. No enredo que estamos analisando, o diretor presidente da Agência de Propaganda Sloan Curte, discursando na apresentação de sua nova diretora de criação Darcy Maguiret, interpretada por Heln Hunt, além de destacar a capacidade de liderança de sua nova contratada o executivo cita a empresa como destaque nas ações estratégicas no ramo que atua. E como se sabe uma agência de propaganda se destaca com a capacidade de criação de seu pessoal, o que determinamos como capital humano. Entretanto é com a prospecção que obtém o crescimento financeiro desejado e isso normalmente está a cargo do pessoal de atendimento desta agência. Logo que assume o cargo, a nova diretora de criação estabelece um trabalho em grupo, que estimula a atividade interpessoal proporcionando o estímulo da criatividade através de uma visão enquanto consumidor. Se conseguirmos entender a visão de valor que nosso consumidor desprende para com nosso produto, podemos oferecer que exatamente o que ele quer.
Niky, personagem de Mel Gibson, foi buscar entender o universo feminino e depois de um acidente passa a ouvir os pensamentos, exatamente dos consumidores que deseja atingir. Os profissionais de administração, dentro de suas organizações, buscam a todo o momento através de ferramentas próprias, entender o que se passa entorno de sua empresa bem como todos os elementos que influenciam nos resultados, os stankehoders.
A partir do momento que ele se entrega ao mundo feminino, mesmo que em conseqüência de seu acidente, tudo fica mais fácil, pois ele envolve com os problemas, dúvidas e principalmente passa a entender as verdadeiras necessidades das mulheres, isto faz com que ele tenha idéias inovadoras para conquistar o seu objetivo através do planejamento estratégico.
Após o acidente o ator acorda com a capacidade de escutar os pensamentos femininos e começa a agir, conforme seus pensamentos. Na realidade, como esse dom não acontece, o líder deve utilizar seus conhecimentos para alcançar os objetivos propostos pela organização. O líder deve renunciar o papel autoritário e desvendar seus olhos diante da nova tendência, na qual se confronta com as diversas situações da organização. Kets de Vries (1997) afirma que, “o líder tem que ter visões de futuro, delegar poder, transmitir energia e motivar seus liderados, mas também precisa estruturar, projetar, controlar e recompensar comportamentos”.
No final do filme, o ator começa a entender melhor sobre a intimidade das mulheres e começa a modificar seu estilo de vida. No contexto atual, o líder deve entender sobre todo o processo que concerne o ambiente onde está inserido e modificar algumas atitudes que não estiverem sendo benéficas para o sucesso organizacional. Se o seu estilo de trabalho não for condizente com o que o mercado precisa, deve desenvolver habilidade e buscar melhorias para melhor desempenho de suas funções.
Diante do fenômeno da globalização, as organizações estão mudando os seus princípios, inovando, buscando novas tendências mercadológicas e tecnológicas tornando seus serviços obsoletos muito rapidamente e focam a inovação. Para tal mudança comportamental exige-se muito conhecimento, competitividade e atuação de altos executivos e dos demais colaboradores da organização. O envolvimento neste processo requer liderança para lidar com um ambiente totalmente volátil, controlar recursos humanos motivando-os sem gerar apreensão que é causada e todo momento de mudanças.
Pode-se perceber esta insegurança e apreensão do ator, pois no momento em que surge uma nova chefe com idéias totalmente contrárias aos seus princípios, interesses e valores, ele se sente ameaçado, mesmo porque ele entende que ela roubou o cargo que seria para ele.
A necessidade de identificar a segmentação de mercado com foco no cliente de sexo feminino foi o que determinou a contração de uma diretora de criação, no caso que estudamos. O constante crescimento do consumo de bens e serviços pelo público feminino é um fenômeno muito discutido, e ainda sem final determinado, tem oportunizado faturamentos recordes das empresas que optaram pelo foco neste público. Estamos falando sobre segmentação de mercado, mas o que realmente é segmentação de mercado? Para Churchill & Peter (2000), “segmentação de mercado é dividir um mercado em grupos de compradores potenciais que tenham semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra”.
Em tempos, a organização tornou-se uma empresa mais flexível, com redução dos seus níveis hierárquicos, assim é vital que a organização almeje alinhar sua cultura ao novo contexto, sobretudo procure estabelecer mudanças necessárias como resposta imediata a esta solicitação do mercado, abrindo portas para a comunicação direta e para o trabalho em equipe, proporcionando maior envolvimento dos colaboradores e criando uma cultura organizacional voltada às necessidades da empresa. Empresas com este modelo obtém resultados multidisciplinares caracterizando-se pelo domínio do conhecimento e não exclusivamente pelo poder de autoridade.
A busca da excelência se sobressai quando é embasada no comprometimento dos líderes e de seus colaboradores. Gubman (1999) afirma que,

As estratégias de força de trabalho ganham vida através de seus métodos de gestão. É assim que você concretiza sua solução do talento. Se seus métodos estiverem alinhados com suas estratégias, a aplicação deles assegurará que seus líderes e gerentes tomem decisões que colocam suas estratégias em operação para que seus funcionários façam o que você precisa que eles façam.

Por isso, ao ditar suas estratégias, as empresas precisam identificar as competências que são fundamentais e, a partir destas, rever suas atuações. O comportamento dos colaboradores deve ser colocado em evidência, bem como deve ser propostas melhorias e estabelecidas ações gerenciais para a canalização das forças comportamentais em direções construtivas, apontando a notoriedade da organização.
A característica da liderança é essencial para domínio dos conhecimentos e habilidades, até para delegar é preciso conhecer os colaboradores, pois só assim poderá eleger aquele que está mais comprometido em buscar respostas. Um líder jamais poderá delegar a bagagem de seus conhecimentos, não é simplesmente delegar saberes, mas sim delegar ensino e aprendizagem.


CONCLUSÃO

Para acompanhar as constantes mudanças no mercado, é premente a adesão de estratégias de desenvolvimento que sejam eficazes na solução de questões que se deparam diante da emergência deste novo cenário. Os resultados mais relevantes do presente trabalho referem-se à estreita interligação e interdependência entre a comunicação interna, a cultura organizacional e os processos de mudança na vida das organizações. Portanto, ações que envolvam qualquer uma dessas variáveis deverão levar em conta as demais. A sustentabilidade organizacional somente será alcançada se as ações dos líderes forem fundadas em fatores articulados de decisões, estratégia, competência, ação e planejamento. Neste contexto, a importância do líder na eficácia dos resultados de uma organização ganhou, nas últimas décadas, grande relevância.
O desenvolvimento do trabalho levou à constatação de que o planejamento e gestão são fatores-chave no sucesso dos negócios reforça a cultura organizacional e impulsiona os processos de mudança. À medida em que a capacidade de mudança se configura como uma condição para que as empresas mantenham ou alcancem a vantagem competitiva, e que esta capacidade depende dos executivos, líderes e de seus colaboradores, devemos considerar o impacto entre as inovações e ao novo modelo de administrar. Uma organização que possua uma cultura organizacional aberta e orientada para a mudança, além de se tornarem mais ágeis e eficazes, terá maior facilidade em se renovar, criar, inovar e acompanhar as tendências de ponta.
Concluiu-se que, com o objetivo de conciliar os interesses das empresas e de seus líderes devem cada dia buscarem o trabalho em equipe com liderança, confiança, motivação e comprometimento. A soma dos interesses individuais será justamente o interesse coletivo representado pela missão da organização como instrumento produtivo. De acordo com o filme e um olhar crítico, nota-se na história correlacionada com nossos estudos que os objetivos foram atingidos. Recordamos que no início do filme durante a posse da nova diretora da agência, o diretor d empresa objetivou a captação de novos clientes o que aconteceu. Um dos principais objetivos seria trazer de volta o orgulho de ter uma visão estratégica diferenciada dos concorrentes. Uma visão holística dos acontecimentos que experimentamos no filme Do que as mulheres gostam.
REFERÊNCIAS

BONA, Nivea Canlli. Publicidade e propaganda: da agência à campanha - Curitiba: Ibpex, 2007.

GUBMAN, Edward. Talento: desenvolvendo pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários. Tradução de Ricardo Inojosa. Rio de Janeiro, 1999.

KETS DE VRIES, Manfred F.R, - Liderança na empresa: como o comportamento dos líderes afeta a cultura interna. Tradução Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Anna Christina de Mattos Marcondes. São Paulo: Atlas, 1997.

KNAPIK, Janete. Gestão de Pessoas e Talentos – Curitiba – Ibpex, 2006

MÁRCIA, Valéria Paixão. Pesquisa e Planejamento de marketing – Material de Apoio – Uninter

PAIXÃO, Márcia Valéria. Pesquisa e planejamento de marketing e propaganda. Curitiba: Ibpex, 2008.

SERTEK, Paulo. Empreendedorismo. 4.ed.rev.e atual. Cuitiba: Ibpex, 2007.

SERTEK, Paulo; Roberto Ari Guindani, Tomás Sprano Martins. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: Ibpex.2007.

Filme: Do que as Mulheres mais Gostam - Direção: Nancy Meyers, Roteiro: Josh Goldsmith, Cathy Yuspa, Produção: Nancy Meyers, Susan Cartsonis, Bruce Davey, Gina Matthews, Matt Williams

www.artigonal.com. Acessado em 21/10/09

www.planetasustentavel.abril.com.br. Acessado em 20/10/09

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing_holistico_para_as_micro_e_pequenas_empresas/34251/. Acessado em 20/10/09

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/9C6BA1B8FE0BAF69832574100060C846/$File/Boletim%20de%20mercado%20Ed.%204%20Ano%20III.pdf. Acessado em 19/10/09

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/D96040554BFAFB9B03256D520059AE80/$File/310_1_Arquivos_segmercado.pdf. Acessado em 10/10/09

20 comentários:

  1. Hmm is anуonе elsе encountering рroblems with thе
    images on this blog loading? I'm trying to determine if its a problem on my end or if it's the blοg.
    Anу responses would be grеаtly aρpreciated.
    Feel free to visit my page - Silkn Sensepil

    ResponderExcluir
  2. You should take part in a contеst for οne
    оf the beѕt sites on the internet. I most certaіnly
    will highly recommend this web site!
    Here is my blog post ... V2 Cigs review

    ResponderExcluir
  3. It's remarkable to pay a quick visit this web site and reading the views of all mates concerning this post, while I am also eager of getting know-how.

    Feel free to visit my blog post - excelsiordeoiuvante.nl
    Also see my web site :: Recommended Online site

    ResponderExcluir
  4. Amazing! This blog looks еxactly lіκe my olԁ one!
    It's on a totally different topic but it has pretty much the same page layout and design. Outstanding choice of colors!

    my site; http://www.tjockband.Se/wiki/index.php?title=Användardiskussion:MonicaMaha

    ResponderExcluir
  5. Hеllo! Ѕomeonе іn my Facebook grouρ shaгed this
    website with us so I came to chесk it out.
    I'm definitely loving the information. I'm boοkmаrking and will
    be tweetіng this tо my followers!
    Exceptional blog anԁ bгilliant style аnd ԁesign.


    mу site - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  6. Therе is certainly а grеat dеаl
    to learn about this subϳect. I rеally liκe all of the points you haѵe
    made.

    Alѕo visit my page More inspiring ideas

    ResponderExcluir
  7. Great web site. Lots of uѕеful information heгe.
    I'm sending it to a few pals ans additionally sharing in delicious. And of course, thank you for your effort!

    Here is my web site ... Vance
    My web site :: laser hair removal cost

    ResponderExcluir
  8. My family all the timе say thаt I am killing my timе hеrе аt net, hoωeѵer I know
    I am gеttіng κnoωledge all the timе bу reаding thes fаѕtidiοus pоstѕ.


    Mу wеblοg; chatgambler.com

    ResponderExcluir
  9. Еxcellеnt poѕt. Keeρ pоsting such
    kind of infоrmation on уouг ѕіte.
    Im really impressed by it.
    Hі there, Yοu have perfoгmed a fаntastіc jοb.
    I'll definitely digg it and for my part suggest to my friends. I'm sure theу'll be benefited from this web site.

    Feel free to visit my web-site ... Silk'n
    Senѕepil Reviеws

    ResponderExcluir
  10. Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I've truly enjoyed browsing your blog posts. After all I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!

    Here is my weblog ... custom squeeze page

    ResponderExcluir
  11. When someone ωгіtes an аrticlе
    he/she keeps the thought of a useг in hіs/her braіn that how a uѕеr can know it.
    Thus that's why this article is outstdanding. Thanks!

    My page: http://chapelstreet.com

    ResponderExcluir
  12. Fantastiс wеbsіte. A lοt
    of helpful infο hеre. Ι'm sending it to a few pals ans also sharing in delicious. And obviously, thanks for your effort!

    Feel free to visit my blog post - V2 cigs

    ResponderExcluir
  13. So ωhat cаn this all imply?

    My web sitе - just click the Following page

    ResponderExcluir
  14. Hi there! I simply want to offer you a big thumbs up for the great information you have got
    here on this post. I will be coming back to your website for more soon.


    Stop by my website; Designer Backyard

    ResponderExcluir
  15. If at all you decide to acquire a employed treadmill, choose the high-quality items.


    Feel free to surf to my web site: best adjustable dumbbells

    ResponderExcluir
  16. The treadmill market is full of distinct versions, and
    opposition among brands is often intense.

    my web site ... cheap dumbbell sets

    ResponderExcluir
  17. Additionally you would not put on those people few additional lbs .
    appear the getaway get-togethers.

    Also visit my homepage - simply click the next internet site

    ResponderExcluir
  18. Considered one of the approaches that it is
    adjustable is in relation to the weight range,
    which may be established from 2.

    my page :: adjustable dumbbells

    ResponderExcluir
  19. All round, If you deficiency place, basic safety is really a problem, along with your budget
    is 100 bucks or so, these units can get the
    job done to suit your needs.

    Review my weblog :: Click At this website

    ResponderExcluir
  20. por gentileza, sugiro que mude a cor de fundo do blog...
    é riquíssimo em conteúdo, mas o tom escuro não passa vontade de ler, é irritante ao olhar.
    Indico um fundo mais leve, menos impactante.

    ResponderExcluir