sexta-feira, 7 de maio de 2010

AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL NATURA COSMÉTICOS 2008

INTRODUÇÃO

A Natura atua no Brasil, França, Argentina, Venezuela, Peru, México, Chile e Colômbia, no segmento de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria (produção inovadora utilizando elementos naturais encontrados na flora brasileira). Desde de 2004, com capital aberto destacando-se na bolsa de valores com ações valorizadas devido sua performance financeira. É notável como a empresa vem se destacando no mercado, tanto pela qualidade de seus produtos, quanto pelo seu modelo de cidadania corporativa e da sua preocupação com a responsabilidade sócio ambiental.
O objetivo do trabalho é analisar o Relatório Anual de 2008 da Natura Cosméticos S/A e os aspectos associados às disciplinas Planejamento de Negócios e Modelos Mentais e Tomada de Decisão.
Identificaremos as estratégias assumidas pela empresa com relação ao mercado e assumidas com relação ao futuro. Será feita uma descrição da visão e seu alinhamento com a Gestão e Estratégia da Natura, será abordada as estratégias ligadas ao público alvo (consumidores) e ao meio ambiente, seus indicadores, sua relação com o desempenho organizacional (financeiros, clientes, processos internos) e seus compromissos assumidos.
Por fim, será feita uma análise para constatar se o relatório atende as expectativas dos públicos (stakeholders) e se as informações adquiridas são suficientes para os processos de Tomadas de Decisão.

DESENVOLVIMENTO

A Natura, sediada em Cajamar/SP, foi construída de acordo com as práticas ambientalmente adequadas, sendo que possui um moderno centro de pesquisa, logística e produção. Os pólos operacionais, comerciais e administrativos estão localizados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e São Paulo. Possui 5.698 colaboradores diretos e completou, em Setembro de 2009, 40 anos de mercado. Os produtos proporcionam bem estar, e através deles, é possível conquistar os consumidores vinculando-os com outro mundo, valorizando sua beleza e seu tempo estreitando assim o relacionamento da empresa com seus clientes.
A empresa vem assumindo estratégias com relação ao mercado, dentre elas podemos ressaltar o relacionamento pessoal que valoriza o indivíduo através da comercialização de seus produtos. Possui um contato direto com o consumidor e conta com 850 mil representantes, os chamados CN (Consultores e Consultoras Natura). Outra estratégia notável é a extensão do serviço de ouvidoria e pesquisas com seus CNs para melhor conhecimento do mercado.
A Natura possui programas com objetivo de reduzir os impactos negativos causados à natureza, buscando a manutenção de uma grande área de reflorestamento, onde parte de seus insumos são retirados. Esta estratégia é de suma importância, tendo em vista que o grande desafio das empresas atualmente é justamente a preocupação com o meio ambiente.
Diante do resultado expressivo em 2008, planos de ação foram impulsionados no Brasil que atualmente é seu maior mercado.
Está engajada na construção de um modelo de desenvolvimento para a região da Amazônia, junto com o Governo, Comunidades e ONGs.
A Natura preza pela conservação e se responsabiliza pelos impactos criados na natureza devido à extração de matérias-primas para a fabricação de seus produtos. Procura estar atenta aos riscos, buscando orientar seus colaboradores através do gerenciamento de problemas que possam surgir com tal ação.
Devido ao aquecimento global, a empresa lançou o Projeto Carbon Neutro em 2007, afim de reduzir a liberação de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa. Esta ação será capaz de reduzir em 9.0% a emissão dos gases durante 2 anos, o compromisso assumido pela Natura é de reduzir 33%, este será seu desafio ao longos dos próximos cinco anos.
Podemos mencionar também a estratégia advinda de canais de comunicação para transmissão/compartilhamento dos seus valores, pois assumem o compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas do Brasil. O projeto atende diretamente 895 diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos e indiretamente a 5.800 professores e 124 mil alunos.
Um dos principais pilares de atuação da empresa é a inovação, sempre objetivando um desenvolvimento sustentável com engajamento dos Stakeholders. Para isto buscam sempre novas tendências, estratégias e iniciativas com intenção de evoluírem no mercado. Sua visão foi elaborada baseada nas teorias dos sistemas e do holismo, buscando melhor relacionamento, qualidade dos serviços e produtos e sustentabilidade. Podemos perceber que as suas estratégias se alinham com o ambiente interno e externo.
Apesar da crise mundial que afetou diversos setores da economia brasileira, a Natura obteve um crescimento de 16,3% do setor de cosméticos no Brasil, a empresa afirma que está no caminho certo pois com tal crescimento, suas vendas diretas sofreram um impacto positivo favorecendo seu resultado em 72% em seu canal de vendas diretas.
Em 2008 a empresa optou por uma estratégia em relação ao portifólio com redução no número dos itens de 930 para 739 e mantendo os de maior representatividade, racionalizando os custos e focando na gestão. O foco está no crescimento e na evolução do modelo de gestão.
Com a ampliação das estratégias de CNOs houve uma melhoria no atendimento ao consumidor final. Foi adotada a estratégia “Menos é Mais”, onde ocorreu a redução da diversidade dos produtos, sendo concentrado os esforços em prol de sua maior representação. Com isso, a Natura conseguiu minimizar seus custos, aumentou a exposição de sua marca e elevou o índice de do investimento em marketing baseado na responsabilidade ambiental voltada a qualidade de seus produtos.
Os resultados alcançados são frutos da reação de qualidade, canais de diálogo com diversos públicos e trabalhando sempre com ética perante seus colaboradores, fornecedores e consumidores que são os principais canais para construção da marca. Segundo Berardi (2004),

As marcas são importantes elementos de diferenciação. Os consumidores, ao comprar os produtos, associam à marca uma série de características. Se a marca é aceita, é possível criar lealdade a ela.

A empresa preocupa com questões ambientais, para isto, sua parte técnica é totalmente correta e controlada para manter o equilíbrio entre seus diversos setores. Sua atividades estão sempre focadas na conservação do ambiente e sustentabilidade. Através do lançamento de um edital para projetos do meio ambiente, a natura recebeu 6 propostas sendo que pelo menos 5 delas serão viabilizadas. Contou ainda com aprovação do uso sustentável da Biodiversidade, que objetiva atender o padrão da convenção sobre diversidade biológica que foi assinada pelo Brasil durante a ECO-92.
O programa que certifica que as matérias-prima serão extraídas de forma sustentável favoreceu a empresa socialmente.
Isto intensifica a tendência mundial, os investidores estão investindo seus recursos em empresas brasileiras que apresentem um perfil sustentável e rentável.
O lançamento de uma linha infantil NATURÉ, que irá despertar o interesse das crianças cobre o uso adequado e racional de água faz parte de ações futuras para contribuir com o meio ambiente. Amenizando o consumo de água (8,91%0 e de energia (16,88%) em suas operações industriais.
Com o programa de conscientização, a empresa conseguiu reduzir o consumo de água, modificando seus processos e conscientizando os trabalhadores. Reduziu a emissão de efluentes mantendo o controle e segurança de vazamentos.
O crescimento e desempenho financeiro da natura foi positivo em 2008. Com uma receita líquida de 17,7% maior que 2007. Lucro líquido de 17,3% maior que 2007. Seu saldo de caixa no fechamento de 2208 foi de R$ 350,5 milhões com endividamento de 0,11 do EBITDA do ano. As despesa administrativas foram de 13,10% para 11%.
A empresa investiu R$ 88,0 milhões em marketing que foi financiado por ganhas em sua produtividade.
De acordo com dados extraídos no relatório, coma linha Crer Pra Ver e sua implantação na Argentina, a Natura teve um aumento de 50% em sua vendas. E ainda obteve um aumento de 18,2% no número de consultores e consultoras.
A Natura está sempre envolvida na sua produção dedinando esforços para a qualidade de seus serviços e produtos, este é um diferencial que destaca a empresa no mercado de cosméticos.
Como a Natura está envolvida com o ambiente externo da empresa, assumiu compromissos que geram satisfação para os consumidores, consultores e demais setores como por exemplo contribuir para a melhoria da educação nas escolas públicas, reciclagem de resíduos gerados em Cajamar e Itapecirica, utilização de 100% de álcool orgânico em seus produtos entes outras ações.
Isto mostra o compromisso que a empresa assume diante do mercado que atua.
A primeira casa da natura foi aberta em 2007 na cidade de Campinas – SP. O projeto para 2009 é abertura de mais 5 casas, assim o canal d evendas terá maior contato com a empresa e os produtos. Criando um vínculo entre consultor e empresa causando bem estar, fortalecimento da relação e conseqüentemente contribuindo para o crescimento de mercado.
O projeto Chapada é outra estratégia que a Natura pretende lançar para atingir o consumidor, pois seu objetivo é aperfeiçoar o índice de desenvolvimento e educação.
O projeto faz parte dos vários compromissos assumidos pela empresa para garantir a melhoria e aumento na qualidade de vida para todos os clientes e colaboradores, estas ações estão ligadas ao comportamento empresarial e conectadas às crenças da empresa. Além disso, a empresa conta com uma série de benefícios e incentivos que favorecem seus parceiros, clientes e colaboradores.
É necessário ressaltar pontos não contemplados no relatório estudado, exemplo claro, são as estatísticas regionalizadas a fim de apresentar as situações que certamente são especificas da região a ser trabalhada
Como o relatório contempla apenas dados parciais em determinadas regiões limita-se a coleta de dados mais complexos na área do Brasil, o que deve não refletir com precisão a totalidade dos fatos

CONCLUSÃO

O trabalho abordou a visão da empresa bem como seu perfil estratégico de gestão e compromisso com o meio ambiente.
A Natura tem em seus procedimentos administrativos atitudes convergentes com as teorias cientificas de Modelos Mentais e Planejamento Estratégico, aliada a isso podemos confirmar que não é por menos que a Natura figura como uma líder do mercado que atua, bem como uma marca conceituada de forma global, com amplas condições de crescimento e consolidação no mundo dos negócios.
Sendo assim concluímos que os modelos mentais e o planejamento estratégico, são fortes aliados de uma administração vitoriosa e prospera, pois não cabe nos dias de hoje o casuísmo, precisamos contar com a ciência da evolução do homem no mundo competitivo.

REFERÊNCIAS

BERARDI, René Castro. Programa de marketing e propaganda: desenvolvimento e planejamento / René Castro Berardi. Curitiba. Ibpex, 2004.

Branco, Henrique Castelo. Tomada de Decisão, introdução, conceitos e conexões: fundamentação teórica divulgada no material da aula de Modelos Mentais e tomada de Decisão. Faculdade Internacional de Curitiba: MBA em Administração de Empresas, Núcleo Comum, 2009.

Schneider, Elton Ivan. Desafios do planejamento de Negócios: fundamentação teórica divulgada no material da aula de Planejamento Estratégico. Faculdade Internacional de Curitiba: MBA em Administração de Empresas, Núcleo Comum, 2009.


www.natura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário